Jiaozi, Guioza ou Mandu

cozinha oriental
guioza tipos jiaozi manduQuem não conhece ou já experimentou aqueles pequenos pasteizinhos de forma peculiar, inventado pelos chineses, e historicamente servidos cozidos a vapor para a nobreza. Hoje este petisco é muito popular no Japão e Coréia. E, pode ser encontrado em quase todos os restaurantes orientais no Brasil.

Ele é preparado de diversas maneiras e servido cozido ou frito, com molhos ou em forma de sopa. Recebe muitas denominações dependendo do país, por exemplo, guioza para os japoneses, mandu para os coreanos e jiaozi para os chineses.

A massa tem como ingrediente basicamente farinha e água, e o recheio pode ser variado, feitos com carne, ovos, vegetais, etc.

Como fazer?

modo de preparo guioza

Massa

Em um recipiente colocar água e farinha, misturar até que a massa fique firme e não grude nas mãos. Faça uma bola de massa um pouco maior que o punho, suficiente para duas pessoas. Deixe a massa repousar um pouco.

Recheio

O recheio clássico é o de carne de porco. Refogar o alho com cebola numa frigideira com óleo. Até que fiquem transparentes, colocar um pouco de cebolinha picada. Apagar o fogo e deixar esfriar. Juntar carne moída, ainda crua, pimenta do reino, sal, molho de soja e óleo de gergelim. Reservar.

Montagem

Pegar a massa e fazer um cilindro, cortar em pequenos pedaços. Depois faça bolinhas. Abri-la para que fique fina e redonda parecido a um disco, como a boca de um copo. Depois colocar o recheio no centro destes discos. Não colocar muito recheio que pode abrir e vazar quando estiver cozinhando.
Para fechá-los, passe o dedo molhado com água na borda, junte os extremos e fazer pequenas dobras com os extremos juntos. Tomar cuidado para a massa não ficar muito fina em alguns pontos porque assim o recheio pode sair ou a massa ficar esburacada e feia.


Cozido

Pegar uma panela grande e enchê-la na altura de uns quatro dedos de água e levar ao fogo para ferver. Coloque alguns jiaozi, e use a escumadeira para retira-los, eles estarão bons quando começarem a flutuar. Não os deixe muito tempo fervendo na água que isso pode estourá-los.

O jiaozi montado e com o recheio cru pode ser congelado. Boa degustação!!

Video no youtube:

httpv://www.youtube.com/watch?v=spsGbDWauf4

Confira alguns sites com receitas e modo de preparo:
http://receitas.maisvoce.globo.com

One thought on “Jiaozi, Guioza ou Mandu

  1. Pingback: Pelmeni - o guioza siberiano - Asian4Net

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>