Conhecendo um pouco da cultura Coreana no Brasil!

comunidade-coreana_06

bandeira-coreia-sul-gr1A cultura coreana ainda não é muito conhecida pelos brasileiros, visto ser muito fechada e recente no Brasil, têm 50 anos de imigração e cerca de 90% está concentrados na cidade de São Paulo. A grande maioria possui a idéia de juntar dinheiro e voltar um dia para a sua terra natal ou migrar para os EUA.

Entre seus membros há muitos coreanos de primeira geração, ou seja, o que eles chamam de “geração 1.5”, aqueles que acabaram de chegar da Coréia e só falam em coreano, normalmente, andam em colônia, freqüentam uma igreja, mantêm sua cultura assistindo programas nativos, comendo comidas típicas, cortam cabelo em estilo oriental e se vestem copiando a moda de lá.

Em contrapartida, podemos ver que alguns jovens estão estudando para ter uma profissão regularizada no Brasil, pois a maioria sempre preferiu suceder a confecção de seus pais, visto a facilidade e o retorno financeiro mais célere.

bom-retiro2Onde encontrá-los
O ponto de encontro dessa comunidade é o Bairro do Bom Retiro, onde estão concentrados muitos restaurantes, karaokê, vídeo locadora especializada, casa de banhos e supermercados. No entanto, também podemos encontrá-los no Bairro da Aclimação e Brás.

Educação
Assim como qualquer outra cultura oriental, eles prezam muito pela educaaulasção e levam muito a sério os estudos. Foi então construída a escola Polilógos, com recursos da comunidade e do governo coreano, também localizada no Bairro do Bom Retiro, que leciona aulas de língua coreana tanto para brasileiros que estão interessados na cultura, como para aqueles descendentes que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos, além do ensino fundamental nos dois idiomas. Reconhecida pelo MEC, e supervisionado pelo ministério da educação da Coréia do Sul que envia materiais didático adequado, e os mesmos utilizados lá na Ásia.

igrejaA religião
Cristãos de muita fé, a religião ocupa um papel central numa família coreana tradicional, além disso, o costume de freqüentar as igrejas soa como um meio social, já que no Brasil eles trabalham muito e têm pouco tempo para o lazer.

Caso tenham mais interesse pela cultura acesse os links:

http://colegiopolilogos.com.br/index.php?acao=264 (Rua Sólon, 1018, Bom Retiro- tel 3224-0044).

http://coreia.zip.net/

BiCol Restaurante coreano (Praça General Polidoro, 111 – Aclimação)

http://www.imosp-proge.blogspot.com/ Igreja Dong Iang, Rua Mamoré, 71 – Bom Retiro

Novela/música, confira no site do you tube:

httpv://www.youtube.com/watch?v=XQ5yl9dp1-M

2 thoughts on “Conhecendo um pouco da cultura Coreana no Brasil!

  1. Prezados Senhores;

    Estou procurando por um casal de amigos coreanos que tinham loja no Braz e se mudaram para o Bom Retiro.
    O nome da confecção é CONTESSE
    e os meus amigos são o Paulo e a Lu sua esposa.
    Por gentileza, se puderem me auxiliar conseguindo o telefone de contato deles, agradeceria imensamente.

  2. Olá, moro em São PAulo capital e estou procurando um curso de coreano. Estou aprendendo o básico como alto didata, mas para me aprofundar necessitava de um professor. Por acaso alguem sabe de alguma escola que ofereça o curso.
    Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>