espetáculo – Las 4 estaciones porteñas

Eventos orientais - matsuri, festas japonesas, chinesas, coreana

“Las Cuatro Estaciones Porteñas” de  Astor Piazzolla
Piazzolla, Taiko, Flamenco e Mímica em “mágica harmonia”

Textos e imagens de divulgação do evento
por: Assessoria de imprensa do evento

piazzollaBrasil é um país multirracial, e frequentemente São Paulo homenageia suas diferentes culturas com  espetáculos e exibições.  Em breve,  teremos um grande evento  artístico que, de forma sucessiva, prestará  tributo a essas artes diversas.

O musical  “Las 4 Estaciones Porteñas”  liga Astor Piazzolla, o maior compositor de tango da 2ª metade do século XX, ao Taiko,a  Dança Flamenca,ao  Balé Clássico e à Mímica.

Como elementos tão diferentes poderiam ir juntos ao palco?

O diretor e criador do musical , Iván Serra, responde: “é possível sim, um colóquio fantástico, uma integração inédita, harmônica, e até plástica em toda arte excelsa”.  E da Mímica, observa que a inclusão é uma homenagem a “arte primeira”, como ela é conhecida.

O argumento  revisitará   as quatro estações do ano, que ,na visão do diretor “expressam o ciclo da vida, com suas transformações, seus êxtases e suas tristezas”.

Grandes nomes embarcarão  numa viagem através dessas emoções, inspirados em nostalgia e renovação.

Continua o diretor: “o musical transita pela mais pura criação da lírica do tango e evolui para o horizonte mais contemporâneo e moderno por meio de outros ritmos em um marco futurístico polimusical”.

“Trio Images”, o multipremiado  grupo do universo da música erudita interpretará  “Las 4 Estaciones Porteñas”,  obra máxima de Astor Piazzolla. O Trio Images é composto pelos “maestros”  Cecília Guida (violino), Henrique Müller (viola) e  Achille Picchi (piano).    Trata-se de um dos mais notáveis ensembles  musicais, reconhecidos por seu virtuosismo em todo o mundo.

Dançarinos de diversas nacionalidades reviverão os fantasmas eróticos do tango ao som de Piazzolla.

Grupo Raies, sob a responsabilidade da bailarina e coreógrafa Deborah Nefussi  apresentará  a sua criação “Las Cuatro Estaciones en Madrid”. Dotados de vocação irresistível, dançarinos, guitarristas, percussionistas e “cantaor”  mostrarão  a extravagância e o surrealismo da arte do Flamenco, que marca forte presença na música do Tango.

A atriz Itamara Tripoli recitará o “Soneto de Montevideo”, obra  dedicada a Astor Piazzolla, por ninguém menos  que, Vinícius de Moraes.

“Tangue Setsuko Taiko Dojo”, exibindo a sua sólida musicalidade percussionista coreografada, apresentará a sua composição “As 4 Estações em Tokyo”. Descendente de família de atores no Japão, atriz dramática, Tangue Setsuko dedica  sua vida a manter acesa a milenar tradição do “Taiko-do” – o caminho do taiko.

Jundi Sassaki, o jovem discípulo do respeitado mímico Luis Louis  representará  a tragicomédia da profissão de mímico em um ensaio sobre a incompreensão e a história do amor não correspondido.

Iván Serra dirigiu outros espetáculos como “Una Madrugada em Buenos Aires”, El Salón de Tango”, “La Historia del Tango” e  recentemente, o documentário “Tangueras” para a TV Barcelona.

Questionado sobre a mensagem do musical, o diretor comenta: “transportar o público para Madrid, Tokyo e Buenos Aires através da música e de propostas sensoriais exuberantes. Levar  o espectador a “adivinhar” as possíveis conexões onde outros vêem distâncias, e converter em ação a imaginação de cada um.

Uma única apresentação está marcada para 03 de outubro de 2009 (sábado) às 21h, no Teatro  BUNKYO, Rua São Joaquim 381 (estacionamento pela Rua Galvão Bueno), com a organização geral de Tanghetto – Moacir e Silvia de Castilho, com duração de 1hora e 50 minutos sem intervalo.

Imperdível!

Texto  idealizado  por  Lika Sassaki – estudante de jornalismo
e-mail: likasassaki@gmail.com

Edição:  Chizuru Tomishige Toma  -  coordenadora  cultural

Convites a partir de 15 de agosto.
Tanghetto (Moacir e Silvia) -   tel:  3289.8502 / 8772.6554
Email: moacirmcastilho@yahoo.com.br

Ou: Minikimono – Rua Galvão Bueno 22 – Liberdade
Dias 02 e 03 de Outubro das 10 às 18h no Teatro

Parte da arrecadação será revertida em favor do Serviço Social da BeneficênciaNipo Brasileira de São Paulo

Dica de evento de nossa visitante:  Lilian Mey Ie

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>