Haikai – poema japonês

haikai poesia japonesa

Para aqueles que apreciam a poesia e a cultura japonesa e nunca ouviram falar sobre o “Haiku”

O “Haiku” é um tipo de poema curto com 17 sílabas, divididos em três versos, não tem rima e nem título. E, tem como fonte de inspiração a natureza, mas não a humana, e sim as ações corriqueiras, consideradas banais. Geralmente usa-se como tema a estação do ano (kigo=palavra que representa uma das quatro estações: primavera, verão, outono e inverno).

Surgiu no século XV e XVI no Japão, com o nome de haikai-no-renga (atualmente chama-se renku ou haicai, em português). Inicialmente era um passatempo literário em que o poeta recitava um poema de três versos, respectivamente, 5-7-5-silabas, e era seguido por outro poeta que recitava 2 versos de 7-7 sílabas. Essa primeira parte do renku, chamava-se hokku, que deu origem ao haiku, como foi denominado pelo mestre Massaoka Shiki (1869-1902).

No Brasil há muitos grupos de haikaistas, mas temos como registro de chegada desta técnica em 1908, com os imigrantes japoneses, sendo que no começo o haicai era de domínio apenas dos estudiosos, hoje ele é divulgado entre os poetas e para o público em geral (Fonte: Guia da Cultura Japonesa, editora JBC, São Paulo, 2004).

Temos como exemplo, o haikai de Guilherme de Almeida, em “Os meus Haikais”, já com sua tradução (fonte:http://www.kakinet.com/caqui/brasil5.htm):

História de algumas vidas

Noite. Um silvo no ar,
Ninguém na estação. E o trem
passa sem parar.
Aru jinsei no koshiikata
Yoru. Kiteki no oto.
Mujin no eki.
Kisha tsûka

Onde encontrar mais materiais:
Associação dos Haicaistas Brasileiros
Rua Prof. João Cândido, 818, apto 101 – Centro- Londrina/PR, CEP 86010-000
Grêmio Haicai Ipê
Rua Vergueiro, 727- 1º andar- Liberdade/SP , CEP 01504-000 Tel:11-3209-6630
www.kakinet.com
www.paubrasil.com.br/haikai
www.universodohaikai.ckb.ne

2 thoughts on “Haikai – poema japonês

  1. Pingback: Eventos orientais - dezembro - Asian4Net

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>