Michiko e Hatchin – Anime sobre o Brasil

michiko e hatchin - anime sobre o Brasil

michiko e hatchinÉ curioso a visão que temos de uma outra cultura, exótica e tão diferente daquela que estamos costumados a viver. Inegavelmente, essa visão vai se distanciando da realidade, de acordo com seu conhecimento, preconceitos e arquétipos criados de cada pessoa. No anime Michiko e Hatchin temos a oportunidade de sentir a visão que alguns japoneses tem de parte de nossa cultura.

Executado pelo studio Manglobe, é um anime de estilo bem diferente do convencional Shonen ou Shojo mangá. É claramente um anime feito para pessoas mais maduras. Descompromissado, mas que as vezes nos leva a pesadas reflexões.  Segue bem o estilo de outros animes do studio, o Samurai Champoo e Cowboy Bebop.

Apesar de ter os nomes totalmente alterados, o pano de fundo para esse drama é o Brasil, mas especificamente, a região pobre, das cidades interioranas pequenas e as favelas. Aparecem referencias ao Norte e o Nordeste, mas com uma ênfase maior ao Rio de Janeiro.  O morro com suas construções sobrepostas, contrastando com o bondinho do Pão de Açúcar. Os botecos sujos e as brigas de gangues, misturado a sensualidade da mulata e o cantor de Bossa Nova. Cenas presentes em filmes nacionais da década passada ou dos atuais Cidade de Deus e Tropa de elite.

michiko e hatchin thumbO roteirista comete alguns erros imperdoáveis em nossa visão… Um padre católico tendo uma esposa como se fosse normal? Por mais corrupto que fosse, sabemos que isso é um sacrilégio enorme na cultura católica… Em muitos momentos, parecemos que não estamos mais no Brasil… e sim, numa cidade mexicana… Touradas, nomes em casteliano, ruinas maia no meio da floresta amazônica e arquitetura multicolorida de tons forte das casas populares mexicanas…

Para nós que sabemos muito bem a diferença do que é carioca e do que é mexicano, muitas vezes até pode soar como uma ofensa… Assim como o Bush falar que a capital do Brasil é Buenos Aires, mas como comentei no começo do artigo, essa é a visão que um japonês teve de nossa cultura… Para alguém que vive numa cultura xintoísta ou budista e com uma realidade muito diferente da nossa, creio que ele fez um ótimo trabalho…

michiko e hatchin - malandroMais importante que fusquinhas escrito “Policia” em claro português… Foi que o autor dessa obra, conseguiu enxergar a essência do brasileiro… Muitas vezes, pilantra, desencanado e malandro… Mas apesar das dificuldades, é batalhador, sobrevivente e essencialmente um grande sonhador, com os pés descalços na realidade e um grande sorriso no rosto.

Trailer de Michiko e Hatchin
httpv://www.youtube.com/watch?v=nLSagfaeoRA

Abertura de Michiko e Hatchin
httpv://www.youtube.com/watch?v=Z5sULexz698

.

São Luiz - Michiko e Hatchin referenciasCuriosidade sobre a produção de “Michiko e Hatchin”:

Depois de pesquisar um pouco mais sobre a série, descobri que o pessoal da produção fez um ótimo trabalho de pesquisa, chegando até a visitar o Brasil. No link a seguir, vocês podem ver as fotos de referencia que eles fotografaram para produzir a animação. São fotos não só do Rio de Janeiro, como de São Luiz, Recife e Olinda.
http://www.michikotohatchin.com/feat/background/index.html

Site oficial da série “Michiko e Hatchin”
http://www.michikotohatchin.com

0 thoughts on “Michiko e Hatchin – Anime sobre o Brasil

  1. Em minha opinião esse anime traz a visão negativa que os orientais tem sobre o brasil(a “mosinha” é muito bonita e sensual fuma bem mora numa comunidade foje da cadeia )isso não é lá muito bom não acham?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>