39º Moti Tsuki Matsuri 2009

39º MOTI TSUKI MATSURI 2009

Data: 31 de dezembro de 2009
Horario: 09:00 até 12:00
Local: Praça da Liberdade
(próximo o metrô Liberdade)
Realização: Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL)
Entrada franca

Tradicional festa oriental de comemoração do final de ano, realizado sempre no dia 31 de dezembro de todo ano!

Neste festival japones é distribuído os “motis”, bolinhos feitos de uma massa especial de arroz japonês (arroz tipo motigome), que simboliza a prosperidade por meio da união das pessoas, uma metáfora a consistência da massa do moti. Estima-se que este ano será distribuído 15.000 saquinhos de motis ao publico presente no evento.

ozoni por Amayu

ozoni por Amayu

Também será servido o Ozoni, que é uma sopa tradicionalmente consumida no ano novo pelos japoneses. Ela é composta de bolinho de moti em um caldo cozido de legumes, nori (algas marinhas) e peixe seco. Em alguns lugares, ainda é adicionado cogumelo tipo shitake a receita e o peixe seco é substituído pela tempero hondashi (farinha composta de peixe moído). Diz a lenda, que antigamente no Japão feudal, este era um prato especial reservado somente a classe dos samurais. Tal qual a lenda, somente as 2000 primeiras pessoas, que adquirirem o vale no começo do evento, terão o privilégio de degustar este prato!

Programação
09h00min Inicio da distribuição do moti ao público
10h00min Cerimônia Religiosa pelo Templo Xintoísta Nambei Jingu do Brasil
Solenidade com autoriades presentes e saudações.
10h30min Demonstração da confecção do moti na Praça da Liberdade, com a participação de autoridades e convidados.
11h00min Distribuição de 2.000 Ozoni ( tigela de sopa com bolinhos da prosperidade “moti”), somente aos credenciados.

Este artigo é escrito por linkshira para o site Asia4net, se estiver lendo este artigo em outro site, por favor nos avisem do plágio nos comentários. Valorizem o trabalho de quem se esforçou pesquisando e escrevendo com todo o carinho e dedicação para você!

0 thoughts on “39º Moti Tsuki Matsuri 2009

  1. Segundo o informe oficial, pode ser adquirido no começo da festa, por isso é recomendado chegar cedo. Mas por garantia, você pode estar se informando com a promotora do evento, a ACAL pelo telefone Tel.3208-5090 ou pelo email de contato acalliberdade@terra.com.br

    abraços e obrigado pela visita e o comentário! =)

  2. Ola LinkShira, mais uma dúvida. No Festival, escrevi meus desejos em um papel dobrado de uma forma diferente no qual seriam queimados no templo xintoísta a meia noite. Qual o nome deste papel? Ele é um amuleto?
    Aproveito aqui para agradecer pela informação. O Festival foi muito legal! Conheci pessoas novas e encontrei meus amigos. Feliz 2010 para todos!

    • Olá Ingrid! Agradeço novamente sua visita! ^^
      Não sei o nome do amuleto, mas o papel dobrado deste evento tem um significado diferente do Tanabata… ehhe =) Este papel relação com a cerimônia de Ano Novo da cultura xintoista, muito difundida no Japão. Já os amuletos amarrados no bambu e posteriormente queimados do Tanabata matsuri, tem relação com a lenda do Tanabata, na qual o casal celestial Orihime e Hikoboshi só pode se encontrar uma vez por ano e pela felicidade desse encontro, eles realizam os desejos. Pena que não funciona quando chove… ¬¬ então quando for epoca de Tanabata, faça varios teru teru bozos! uahah =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>