Pelmeni – o guioza siberiano

cozinha oriental

Depois de ler o artigo da Stellapok sobre o guioza em diferentes cultura (japonesa, chinesa e coreana), encontrei mais uma variação de guioza, mandu ou jiaozi! A iguaria se chama Pelmeni, um prato típico da culinária russa.

Ironicamente, encontrei esse prato e sua interligação como o guioza, lendo um mangá chamado “Nodame Cantabile”, na qual um estudante chinês se delicia com o quitute, falando como os guiozas siberianos são gostosos! Para em seguida, ser corrigido por sua amiga e cozinheira russa, reclamando que não são guiozas, mas na verdade pelmenis!

Instigado pela curiosidade, comecei a pesquisar sobre este prato. Infelizmente no Brasil ou em Portugal, a culinária russa não é muito conhecida, sendo assim, somente encontrei material em inglês (pelo menos encontrei em inglês… Imagina se tivesse só informações em russo? Uhahah). Alguns artigos o descrevem como algo semelhante a um ravioli italiano, mas sendo algumas fotos e videos, podemos realmente dizer que é muito diferente de um ravioli. O Pelmeni não nega sua descendência dos jiaozi chineses! Seja pelo modo de preparo, seja pela forma de sua massa.

Diz a tradição que este prato se originou na região da Sibéria e na região dos Montes Urais, tendo uma pequena variação de receita, de uma região para a outra. Criado por exploradores que viviam em áreas geladas, influenciados pelo intercâmbio com a cultura e culinária chinesa. Atualmente, pode ser comprado no supermercado em pacotes congelado, sendo muito consumido por estrangeiros, pois as mulheres russas, fazem questão de manter as tradições e produzem artezanalmente em suas cozinhas, como questão de honra! Costumam transformar o trabalhoso processo, em grandes festas, na qual reúnem amigos e familiares, para compartilhar conversas e histórias, enquanto é feito o serviço. Uma tradição que lembra as festas familiares italiana ou as do interior que se reuniam na época da colheira do milho, para produzir deliciosas pamonhas e curais caseiros.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Elb5-o-8czc

Me informei com o pessoal do blog especialista em restaurantes, Que bicho me mordeu (blog altamente recomendado para quem deseja uma ajuda na escolha de um bom restaurante) e fiquei sabendo que infelizmente um dos unicos restaurantes russos que tinha em São Paulo, na Vila Madalena, acabou fechando… Então infelizmente vai ser difícil experimentar a iguaria.

Para saber mais sobre essa iguaria:
http://www.allrussianfoods.com/2009/03/02/russian-frozen-foods/ (em inglês)
http://www.sras.org/pelmeni_history (em inglês)
http://recetasdeviajes.com (receita em espanhol)

Este artigo é escrito por linkshira para o site Asia4net, se estiver lendo este artigo em outro site, por favor nos avisem do plágio nos comentários. Valorizem o trabalho de quem se esforçou pesquisando e escrevendo com todo o carinho e dedicação para você!

Escrito por linkshira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>