Ano novo diferente! Templo Zu Lai

Feliz Ano Novo de 2010 para todos os visitantes do asia4net!!
Se a crença de que as primeiras ações do ano, refletem como vai ser o restante dos dias… Então podemos dizer que este ano, promete muitas surpresas e vai ser repleta de novidades!

templo Zu Lai - noite e lanternasVamos começar a ano, escrevendo como foi nossa aventura de ano novo, cheia de experiências exóticas e diferentes!
Tudo começou, quando resolvemos fazer o artigo Templo Zu Lai – cerimônia de ano novo, na qual descobrimos que existia este evento de ano novo no Templo Zu Lai, e que esta é uma das raras oportunidades de se poder visitar o templo de noite, já que o horário de funcionamento é normalmente de tarde.

Foi uma experiência muito agradável poder visitar o templo ao entardecer, juntamente com meu colega de equipe, o webmarter4net e mais uma amiga! Tomar o chá de jasmim e passear pelos ambientes do templo. Foi apenas uma pena, não poder mostrar a eles o belo jardim com lago, que existe na parte inferior do templo, pois já estava escurecendo e havia um persistente garoa.

templo Zu Lai - noite e lanternasInfelizmente, não conseguimos participar no banquete reservado apenas as primeiras 200 pessoas que compraram o convite, mas pudemos apreciar um pouco da culinária vegetariana na lanchonete do templo, que estava com as mesas mais disputadas do que mesas em praça de alimentação em horário de almoço… Para tanto, até cheguei a disputar a mesa com um chinês, que só falava mandarim ou alguma outra língua que nem imagino…

Por falar em chineses, apesar de São Paulo ser uma cidade que tem uma grande colônia japonesa, por essa razão é tão fácil achar grande concentração deles e atualmente, bastante coreanos no bairro do Bom Retiro, foi a primeira vez que estivemos no meio de tantos chineses… E pelo visto não são apenas descendentes, mas chineses nascidos na China, pois havia um grande grupo que não entendiam uma só palavra em português… Provavelmente um grande grupo de turistas…

templo Zu Lai - cerimoniaTirando o fato de não conseguir se comunicar com outro visitantes, acredito que eles não tiveram problemas no templo, já que as cerimônias eram bilingues, em chinês e português, assim como na loja e na lanchonete existiam pessoas que sabiam chinês. Creio que essa seja uma das razões de ser um evento tão procurado pelos chineses.

A cerimônia foi muito bonita, iniciando com a organização de todos os visitantes na rampa de entrada do templo. Neste momento pudemos realmente ver a grade quantidade de visitantes que estavam no evento! Devo admitir que somente com uma paciência de monge zen budista para organizar todo aquele pessoal, principalmente o grupo barulhento dos simpáticos turistas chineses.

templo Zu Lai - patioContudo para participar da cerimônia, era necessário a persistência e o vigor de um monge shaolin! Em meio a canticos e sutras, a cada 3 passos que subimos a colina, o sino era tocado e todos se ajoelhavam. Creio que depois dessa experiência, nosso colega webmaster vai se exercitar mais durante este ano! Ehehehe! Depois de longos minutos, a pequena colina em que se encontra o templo, começou a parecer uma montanha…

O restante da cerimônia, apesar de um tanto longa, devido ao fato de ser bilingue, foi muito bonita, com o patio do templo enfeitado com lanternas orientais redondas e cada participante com uma vela colorida. Tudo terminou no interior de um grande salão dentro do templo, em um momento de meditação ao som do grande tambor e sino do templo.

templo Zu Lai - velaPara finalizar, recebemos pequenos, mas singelos presentes feitos de forma artesanal pelo pessoal do templo e tocamos o sino par dar sorte!

Com certeza, foi o Ano novo mais exótico que passei, mas foi cheia de gratas surpresas e novidades! Creio que todos os que estiveram lá e não eram chineses ou budistas, concordam comigo… eheheh!


templo Zu Lai - sino da sorte

Veja as fotos do evento!
Templo Zu Lai – Fotos noturnas

Mais artigos relacionados:
Templo Zu Lai – cerimônia de ano novo
Templo Zu Lai – templo budista

Este artigo é escrito por linkshira para o site Asia4net, se estiver lendo este artigo em outro site, por favor nos avisem do plágio nos comentários. Valorizem o trabalho de quem se esforçou pesquisando e escrevendo com todo o carinho e dedicação para você!

0 thoughts on “Ano novo diferente! Templo Zu Lai

  1. Pingback: Templo Zu Lai - Fotos noturnas - Asian4Net

  2. Realmente, este foi o ano novo mais exotico e ZEN de todos os tempos!
    Espero que 2010 seja repleto de boas surpresas, assim como a virada!

    Pessoal, sucesso com o site! Estou torcendo por vcs!
    Bjus

  3. Eu estou curioso quanto a real aparência do ser “iluminado”. Eu encontro duas formas de como o Buda é retratado:

    01) calvo com a barriga avantajada (???)

    02) cabelo com um aspecto incomum (ou será elmo?) e aspecto físico normal (sem a barriga saliente)

  4. Uma coisa curiosa é que o Buda, embora seja originário da Índia (príncipe), tenha conseguido propagar as suas crenças e idéias principalmente no Oriente, nas várias, antigas e ricas civilizações asiáticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>