WCS e AKIBA SPACE no Festival do Japão 2010

Textos e imagens de divulgação do evento
por: Assessoria de imprensa do evento


O público do Festival do Japão poderá conhecer mais da cultura pop japonesa. Neste ano, a competição de cosplayers WCS (World Cosplay Summit – Etapa JBC -Brasil) entrou na programação do Festival e apresentará atrações inéditas. Além da final da etapa brasileira do mundial de cosplayers, que acontece no domingo, dia 18/07, das 17 às 19 horas, o evento contará com a Parada Cosplay (sábado, dia 17/07) e um espaço de cultura pop japonesa, chamado AKIBA SPACE.

Referência a Akihabara, centro de eletrônicos e ponto de encontro dos otakus em Tóquio, o AkibaSpace será um local de experimentação relacionado ao WCS, onde o público poderá circular entre estandes de livros, mangás, animes, games e moda, interagindo com o que há de novo nesse mundo, como ver o Kinect, da Xbox, um novo sistema que permite jogar por meio de gestos e comandos de voz, e que estará em exposição pela primeira vez no Brasil no 13º Festival do Japão. A Hudson Soft, fabricante japonesa de games, é responsável por trazer a novidade ao Brasil.

Durante os três dias do Festival, o WCS vai apresentar o universo da cultura pop japonesa a diferentes públicos. O WCS Etapa JBC-Brasil é a única competição nacional que leva representantes do Brasil ao campeonato mundial no Japão. Em quatro anos de participação no mundial (2006 a 2009), o Brasil conquistou dois títulos, sendo o único bicampeão. A final brasileira será apresentada pelo ator Kendi Yamai e terá um desfile de moda inspirado nos visuais urbanos de Tóquio, organizado pelo grupo paulistano Harajuku Lovers.

imagem de divulgação do evento

O que é Cosplay?
O termo cosplay vem da contração de duas palavras do inglês: costume (fantasia) eplay (brincar). A ideia central da brincadeira é se caracterizar de personagens de mangá(quadrinhos japoneses), anime (animação japonesa), tokusatsu (seriados japoneses) e até videogames, da forma mais fiel possível. Além da fantasia, que deve ser confeccionada pelo próprio cosplayer (praticante decosplay), é preciso incorporar o personagem, reproduzindo em público suas manias, frases características, golpes, danças e tudo mais.

WCS (World Cosplay Summit)
É o campeonato mundial de cosplay que reúne os melhores cosplayers para uma disputa pelo título mundial. O WCS é um evento anual organizado pela TV Aichi, subsidiária da TV Tokyo. Este ano, ocorre nos dias 31 de julho e 01 de agosto, em Nagoya, Aichi.

AkibaSpace: dias 16, 17 e 18 de julho, no Pavilhão Cultural do Festival do Japão
Parada Cosplay: dia 17 de julho, a partir das 15h30, com concentração no Pavilhão Cultural
Final brasileira WCS: dia 18 de julho, a partir das 17h, no palco principal

13º Festival do Japão
Data: 16, 17 e 18 de julho de 2010
Sexta, 16/07 – 12 às 21 horas
Sábado, 17/07 – 10 às 21 horas
Domingo, 18/07 – 10 às 18 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara (8h30 às 22h30)

Ingressos: R$ 7,00
Entrada gratuita para menores de 8 anos e maiores de 65 anos
Ingressos à venda pela Internet, no local e nos pontos de venda antecipados

Informações: (11) 3277-8569 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3277-8569      end_of_the_skype_highlighting
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com
Site: www.festivaldojapao.com

Realização: Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>